segunda-feira, setembro 22, 2014

O antigo carro de exteriores da RTP visita S.Pedro de Sintra


A  histórica «Mercedes-Benz» com matricula GD-61-21, construída em Mannheim na Alemanha em 1957, que esteve ao  serviço da RTP,até 1980 - encontrava-se na última sexta-feira, no recinto do arraial dos Festejos de N.ªS.ª do Cabo Espichel, em S,Pedro de Penaferrim.


Foi em 1957  que  a RTP recebeu o seu primeiro carro de exteriores,  (na foto),encomendado pela RTP e construída nesse ano,  a viatura  GD-61-21, da marca «Mercedes-Benz»; foi especialmente concebida e transformada para possibilitar a cobertura  televisiva de eventos no exterior.
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/09/rtp-radiotelevisao-portuguesa.html



"Foi só a 18 de Fevereiro de 1957 que a R.T.P. passou a oferecer uma programação diária, primeiro apenas numa área à volta de Monsanto, e a partir de Novembro em Lisboa, Coimbra e Porto. Apesar desta conquista, “infelizmente somos forçados a anunciar resultados bem menos satisfatórios no que respeita à instalação dos estúdios de Lisboa”. Já com localização escolhida há dois anos, “problemas urbanísticos e outros” foram impedindo a construção deste estúdio, levando a televisão a procurar soluções de recurso que obrigaram a “avultadas despesas”.
Ainda assim, o caminho estava a ser bem trilhado: “Poucos são já os jornais portugueses que não se referem regular e frequentemente à Televisão e seus programas”, “desde o início das emissões os programas têm despertado as atenções gerais. Vivamente criticados por uns, aplaudidos benévola e compreensivelmente por outros, ninguém, pode dizer--se, lhes tem ficado indiferente.” A TV em Portugal em 1957 começava a descolar. "


http://www.ionline.pt/artigos/portugal/rtp-historia-uma-empresa-foi-privada-1975/pag/-1
in (texto e foto) Jornal I

3 comentários:

Carlos José dos Santos disse...

Pedro, para enriquecer este post, posso dizer de fonte oficial (Comissão de Festas em Honra Nª Senhora do Cabo Espichel-São Pedro de Sintra), que a primeira transmissão deste veículo, foi exatamente à 50 anos quando esta veneranda imagem visitou a Freguesia de São Pedro de Sintra. Daí o responderem de imediato presente, as entidades da RTP.
Grande abraço.

pedro macieira disse...

Caínhas,
Obrigado pelo valioso comentário sobre a razão da presença do histórico carro de exteriores da RTP, em S.Pedro de Sintra
Abraço

Anónimo disse...

Teria sido importante ter lá nessa informação.