O antigo carro de exteriores da RTP visita S.Pedro de Sintra


A  histórica «Mercedes-Benz» com matricula GD-61-21, construída em Mannheim na Alemanha em 1957, que esteve ao  serviço da RTP,até 1980 - encontrava-se na última sexta-feira, no recinto do arraial dos Festejos de N.ªS.ª do Cabo Espichel, em S,Pedro de Penaferrim.


Foi em 1957  que  a RTP recebeu o seu primeiro carro de exteriores,  (na foto),encomendado pela RTP e construída nesse ano,  a viatura  GD-61-21, da marca «Mercedes-Benz»; foi especialmente concebida e transformada para possibilitar a cobertura  televisiva de eventos no exterior.
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/09/rtp-radiotelevisao-portuguesa.html



"Foi só a 18 de Fevereiro de 1957 que a R.T.P. passou a oferecer uma programação diária, primeiro apenas numa área à volta de Monsanto, e a partir de Novembro em Lisboa, Coimbra e Porto. Apesar desta conquista, “infelizmente somos forçados a anunciar resultados bem menos satisfatórios no que respeita à instalação dos estúdios de Lisboa”. Já com localização escolhida há dois anos, “problemas urbanísticos e outros” foram impedindo a construção deste estúdio, levando a televisão a procurar soluções de recurso que obrigaram a “avultadas despesas”.
Ainda assim, o caminho estava a ser bem trilhado: “Poucos são já os jornais portugueses que não se referem regular e frequentemente à Televisão e seus programas”, “desde o início das emissões os programas têm despertado as atenções gerais. Vivamente criticados por uns, aplaudidos benévola e compreensivelmente por outros, ninguém, pode dizer--se, lhes tem ficado indiferente.” A TV em Portugal em 1957 começava a descolar. "


http://www.ionline.pt/artigos/portugal/rtp-historia-uma-empresa-foi-privada-1975/pag/-1
in (texto e foto) Jornal I

Comentários

Caínhas disse…
Pedro, para enriquecer este post, posso dizer de fonte oficial (Comissão de Festas em Honra Nª Senhora do Cabo Espichel-São Pedro de Sintra), que a primeira transmissão deste veículo, foi exatamente à 50 anos quando esta veneranda imagem visitou a Freguesia de São Pedro de Sintra. Daí o responderem de imediato presente, as entidades da RTP.
Grande abraço.
pedro macieira disse…
Caínhas,
Obrigado pelo valioso comentário sobre a razão da presença do histórico carro de exteriores da RTP, em S.Pedro de Sintra
Abraço
Anónimo disse…
Teria sido importante ter lá nessa informação.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva