sexta-feira, julho 03, 2015

Doçaria da Região II

Nozes02072015Fina3blog.jpg
Nozes Douradas do Mucifal

Tem a região de Sintra, várias especialidades regionais de doçaria muito afamadas – as queijadas de Sintra e os travesseiros serão sem dúvida das mais conhecidas, especialmente as queijadas com uma referência nos Maias, de  Eça de Queirós.

Nos primeiros anos da publicação deste blog – fizemos uma larga recolha de histórias dos actuais e antigos fabricantes de queijadas de Sintra.( Ver aqui). E também sobre as queijadas de Canela. Fizemos uma referência  no blog, aos famosos travesseiros da Piriquita, e às Pérolas de Colares - faltava-nos  publicar um apontamento sobre uma especialidade muito apreciada, as famosas  Nozes Douradas, ou Nozes Douradas de Galamares.
.
Em Galamares a pastelaria que as fabricava encerrou há muito tempo, mas podemos encontrá-las em Sintra e também no Mucifal, numa pastelaria de referência, onde todas as semanas são fabricadas como as que a foto que publicamos neste post.

Sobre as Queijadas de Sintra:
http://riodasmacas.blogspot.pt/search?q=Queijadas
Travesseiros
http://riodasmacas.blogspot.pt/2007/08/fbrica-de-queijadas-da-piriquita.html
Pérolas de Colares
http://riodasmacas.blogspot.pt/2013/12/docaria-da-regiao.html

2 comentários:

Graça Sampaio disse...

As da Piriquita são bem boas!! Tanto «rebuçado esmigalhado» que nós comíamos por dez tostões dos restos do rebuçado das nozes douradas nos idos de 50/60.... Tantas saudades!

Beijinho, Pedro.

pedro macieira disse...

Viva Graça,
Que história tão interessante sobre o "rebuçado esmigalhado" - quando quiser enviar para o blog, mais uma vez, algumas memórias de Sintra desse tempo tem sempre espaço reservado.
Abraço e bom fim de semana.