PARQUE PARAQUE TEQUERO

“Se todos, de alguma forma, tomámos apenas de empréstimo às gerações futuras a terra onde vivemos, se em Sintra o que nos doaram pelo tempo das nossas vidas é tão único e belo, e se, para mais, a zona é tão complexa e variada que a sua gestão exige enfrentar dilemas como os recordados por António Lamas, então não é possivel esperar apenas que os “outros”-e os “outros” são quase sempre os poderes públicos-façam o que cabe a cada um de nós.Como cidadãos”.
José Manuel Fernandes
–Director do jornal “Público” no prefácio do PARQUE PARAQUE TEQUERO
Mancha verde do PSML -foto Google Earth
Texto do e-mail que enviei ao PSML em 8 e em 13 de Agosto de 2007 de que não obtive qualquer resposta.
Subject: Tapada D.Fernando II
Date: Wed, 8 Aug 2007 23:59:25 +0000
Exmos, Srs,
Não existindo no vosso site outro e-mail, deduzo que este será o único contacto via internet disponivel para o PSML.Tendo um blogue sobre a região de Sintra, "Rio das Maçãs",http://www.riodasmacas.blogspot.com/.Tenho publicado vários artigos sobre assuntos referentes ao PSML, especialmente sobre a recuperação do Chalet da Condessa dÉdla, e o Palácio da Pena.
Desta vez a questão porque os contacto é sobre a desflorestação que a Tapada D.Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos está a sofrer. Estive lá e verifiquei indignado o abate de árvores centenárias, com a justificação de uma intervenção, em prol do controlo de "espécies invasoras", associado com a prevenção de incêndios.Está também em actividade na Tapada uma empresa criada "Sequoia Verde", que abate, transporta todo o material retirado da Tapada, para produção de biomassa.
Sobre este assunto publiquei hoje um post, em que coloco duas perguntas ao PSML:
1ªCom que direcção cientifica está o PSML a conduzir o abate de árvores na Tapada D.Fernando II, adjacente ao Convento dos Capuchos?
2ªQuem fiscaliza a empresa "Sequóia Verde"- No terreno durante a "limpeza"-e a na unidade de produção de biomassa?
Esta segunda pergunta, terá a ver com o protocolo assinado em 27 de Março de 2007, entre a Câmara Municipal de Sintra, e Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES), e Higiéne Pública Empresa Municipal (HPEM) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS), que apontava para a criação de uma base de dados actualizada de toda a serra, bem como a análise da produção dos resíduos provenientes da limpeza florestal.
Como municípe interessado na preservação do património monumental e natural de Sintra e estando preocupado com o abate de árvores centenárias numa área sensível da Serra de Sintra, e não encontrando informação suficiente que me garanta que o que está acontecer não seja um enorme erro, solicitava do PSML acesso a mais informação sobre o trabalho de desflorestação que se está a processar, e a forma com está acompanhar no terreno os trabalhos, efectuados pela "Sequoia Verde", e também quem acompanha a fase de produção de biomassa.
Aguardando os vossos esclarecimentos.
Com os meus cumprimentos,
Pedro Macieira


Posts relacionados:
-A (des)Tapada D.Fernando II-pressionar
-Os cedros também se abatem na Serra de Sintra-pressionar
-Outras "limpezas" na Serra de Sintra.-pressionar

Comentários

greentea disse…
estas #limpesas" parecem ser uma constante em Sintra - se é para a biomassa ou para os madeireiros fazerem negócios chorudos não sei não...
mas que há pelo menos q denunciar , sem dúvida...
a troco do alargamento do IC 19 tb se abateram centenas de árvores de grande porte, que simplesmente foram coradas aos bocados e levadas quais cabeças de gado para o matadouro - sem nenhuma dignidade, claro , tal como os pobres animais cujo destino é encher o estomago de alguns!

Um abraço
pedro macieira disse…
Essa é a minha dúvida, quando para produção de biomassa se devasta uma área enorme de uma Tapada centenária...
Aguardo respostas, pois quanto à Quercus acha que "pode haver alguma lógica na desflorestação",mas o que acontece também é que neste momento se estão a cortar cedros na zona da Malveira, e aí a lógica é dificil encontrar.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva