Sintra na TV

Reportagem na SIC Notícias no dia 18 de Agosto 2007, sobre a excelente exposição de "Alfredo Keil em Sintra 100 anos depois” que estará na Adega Visconde de Salreu em Colares, até 7 de Outubro.
Reportagem da RTP, no dia 26 de Agosto, sobre o Palácio da Pena, de onde ressalta a informação de que “Aos domingos de manhã a entrada é gratuita para quem é de Sintra.”







Comentários

Rui Silva disse…
Interessante verificar que na Alemanha, onde o salário médio é 181% superior ao salário médio luso, a entrada para o fabuloso Neuschwastein é apenas 9 euros... 2 euros menos que em Portugal.

Não admira pois que os turistas achem 11 euros um preço acessível.

Em Sintra, nada de novo.

Um abraço
Rui Silva
http://serradesintra.blogspot.com
pedro macieira disse…
Alguns dados interessantes sobre as receitas do Palácio da Pena.
Sendo o Palácio da Pena, o monumento mais lucrativo (51 mil visitantes em 2006)ainda sob tutela do IPPAR,actualmente com a tutela do PSML, continua a ter receitas extremamente interessantes, considerando o alto preço do seu acesso.
Outro facto interessante é que até 1999 25% das receitas cobradas iam para os cofres da Misericórdia de Sintra, e entre 1973 e 1983 existir um vasto número de acessos gratuitos de entidades tão diferenciadas como a Obra Social fa Fragata D.FernandoII , a Mocidade Portuguesa feminina, a Junta Nacional do Azeite ou a Voz do Operário, entre outras...

Fonte:"O Palácio da Pena -Turismo Cultural num Palácio Nacional: de Alexandre G.Fonseca
pedro macieira disse…
2ªcuriosidade sobre acesso ao Palácio da Pena.

No “Guia do Viajante em Portugal e suas colónias em Africa".
Ed.Empresa Nacional de Navegação-1907:
Nota para visitantes.

"Edificio da Pena-visita-se todos os dias e a toda a hora sem bilhete , só o parque e a egreja.Para vêr o palacio, é necessário um bilhete da Administração da Caza Real. Estando S.S.M.M. reinantes, que alli permanecem durante algum tempo da estação de verão , só é permitido vêr o parque. "
Anónimo disse…
Bom, como estamos pelas curiosidades, acrescento que,pelos anos 50/60 também se subia ao zimbório. Quanto ao relógio de sol situado no "Terraço da Rainha" que disparava um tiro de pólvora ao meio dia, não sei quando terá deixado de funcionar, mas quase que jurava que ainda o cheguei a ouvir.

Existe também o relógio da antiga Torre do Mosteiro com dois sinos, mandado construir pela Rainha Carlota Joaquina para a sua Quinta do Ramalhão em 1830 e que iria começar a ser recuperado em meados de 1989, segundo declarações do Prof.Lamas,(na altura presidente do I.P.P.C. e agora a presidir à P.S.M.L.)a um jornal diário. O título do artigo era sugestivo "Velho Relógio Recupera Hábitos e Costumes Antigos".

Isto aconteceria se o projecto que o IPPC traçou naquela altura para a recuperação do Parque da Pena tivesse ido avante. Como não foi Sintra continuou sem horas.

Talvez possa ser desta...
e.r.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva