Apontamentos sobre a Granja do Marquês

Aproveitando a coincidência de no Domingo se ter assinalado o dia da Unidade da Base Aérea de Sintra (B.A.1), situada na Granja do Marquês, e neste ano se comemorar os 100 anos da Aviação em Portugal - razões que permitem a publicação do post de hoje.

Legenda da foto: Os aparelhos na pista do campo da Escola Aeronáutica da Granja do Marquês, prontos para levantarem voo com os novos pilotos.1938-08-23*
Legenda da foto: Os aspirantes que terminaram o curso de pilotos-aviadores na Escola Militar Aeronáutica na Granja do Marquês.1937-08-23*

As origens da Base Aérea de Sintra remontam a 1914, após promulgação pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, a 14 de Maio, da lei que cria a Escola Militar de Aviação, com base em estudos efectuados pelo Aero Club de Portugal.
Legenda da foto: Homenagem ao cabo-aviador Armando Marques Coimbra, que morreu no desastre de aviação na Praia das Maçãs (na Granja do Marquês).1937-07-08*
Legenda da foto: Porto de honra na Granja do Marquês, em Sintra, na inauguração das carreiras aéreas Lisboa-Roma.1938-04-25*

*Fotos do Arquivo Nacional da Torre do Tombo


11 de Dezembro de 2004

Um aparelho, monomotor Tiger Moth, utilizado desde 1952 como aeronave de treino, despenhou-se na Azenhas do Mar, numa zona deserta de uma quinta, uma hora depois de ter descolado da base aérea. O acidente provocou a morte do Comandante da Base de Sintra,Ramiro Santos de 51 anos co-piloto. No local estiveram bombeiros de Colares, Almoçageme, INEM, Serviço Municipal de Protecção Civil e GNR.

(De uma notícia do jornal "Diário de Notícias")

Festival Aerosnostalgia, em 25 de Maio de 2008 na Granja do Marquês- despedida do último Airbus A310 da TAP.

Comentários

Nos meus tempo de miúdo conhecia o aérodromo de Tires. É este?
pedro macieira disse…
Carlos Freitas,
O aérodromo de Tires, não é este o aérodromo de Tires é utilizado por pequenas aeronaves civis, e também utilizado para pelo menos por uma escola de pilotos civis.Tires fica no Concelho de Oeiras. A Granja do Marquês é uma base da Força Aérea,fica no Concelho de Sintra e só excepcionalmente é usada por aviões civis.(A pista permite a aterragem de grandes aeronaves como o caso da foto do AirBus a310 da TAP em 2008). Curiosamente o Presidente da CMS,Fernando Seara no auge da discussão dos aéroportos -Ota versus Portela - defendeu que Granja do Marquês poderia ser um aéroporto para voos de baixo custo, mantendo-se a Portela para as Companhias aéreas tradicionais, provocando esta solução a saida da Base da Força Aérea de Sintra.

A Granja do Marquês ou BA1, é a base de pelo menos uma esquadrilha da Força aérea.

Um abraço
carlos freitas disse…
Desconhecia tal. Também serviu para ficar mais elucidado quanto ao novo aeroporto. Com uma base/aeroporto destas dimensões e qualidade tão próxima da capital...Enfim.
Agradeço as explicações, Pedro.
Este comentário foi removido pelo autor.
Em Tires temos o Aeródromo de Cascais e, fica no Concelho de Cascais.
É composto por várias escolas de pilotagem.
pedro macieira disse…
Célia Mesquita Rocha,
Muito obrigado pelo comentário e correcção do Concelho, relativamente a Tires.Quanto ao Aeródromo e as sua valências;o post em questão foi publicado aqui no blog em 2009, e talvez a informação recolhida nessa altura, já não esteja actualizada.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva