As fontes da Penha Longa


“Sahindo do Mosteiro para a parte do cerco se descobre hum pateo onde antigamente houve hum pomar. Da parte esquerda da estrada fica a celebrada fonte da Porca cuja agua he admiravel para os achacados de pedra.”
“No lanço que fica defronte da porta do Mosteiro, ha huma porta que dá em hum taboleiro de arvores de espinho que se chama o Jardim do Cardeal Rei, o qual tem tres fontes; huma que chamão das Lagrimas, por ser huma gruta onde se vê hum penhasco que despenha em agua na forma de lagrimas que cahem em hum tanque que está dentro da gruta.Tem outra a que chamão a Fonte de Moysés por nascer de huma fenda, a qual he adornada de assentos em circumferencia, e com embrechados de conchas. A ultima corre em hum tanque que tem no meio hum pilar de jaspe por onde sahe com muita força.Neste jardim ha hum alto que lhe serve de eirado de parapeitos donde se vê o mar, e no fim tem uma Ermida.”
Em "Cintra Pinturesca" Visconde de Jerumenha, 1838
*Fotos de "Sintra Cultural" nº25 de Janeiro de 2008

Em 2008 estava em curso a recuperação da Fonte de S. Gonçalo e do Jardim do Cerco, a cargo de ex-alunos e professores da Escola de Recuperação do Património de Sintra, segundo "Sintra Cultural" nº25 de 2008.
Comentários