O estacionamento automóvel em Sintra

Parque de estacionamento na Portela de Sintra

Sintra tem vários problemas, um deles e talvez o mais critico é a falta de estacionamento automóvel, principalmente durante os fins de semana, e nos meses de Verão - altura em que Sintra sofre uma invasão de visitantes, para a qual não tem resposta em locais de estacionamento automóvel.

Os parque periféricos sempre falados nas alturas em que se discute esse assunto, nunca se concretizaram, e ano a ano o problemas agrava-se. Recentemente o BE levantou dúvidas e questionou o Ministério do Ambiente, sobre o projecto da PSML de criar um parque de estacionamento na Tapada do Mouco.

Curiosamente o presidente da Câmara, Fernando Seara, diz ter total desconhecimento desse projecto, quando a CMS é acionista da PSML, sendo o verador João Lacerda Tavares, também administrador da PSML.

Esta nova proposta, de uma zona de estacionamento na Tapada do Mouco, junto à Quinta de Vale Flor, tem riscos , pois aumenta a pressão automóvel numa zona sensível da Serra de Sintra - afectada desde 2007, com a actual politica de desarborização levada a cabo pela PSML.

A solução ideal talvez não exista, mas a criação de parques de estacionamento periféricos com alguma capacidade de estacionamento e ligações à Vila Velha, ao Palácio da Pena e Castelo dos Mouros em transportes públicos com bastante frequência ao custo do valor do estacionamento, poderia ser uma solução para este grave problema. Convém ter presente a média de quatro mil visitantes diários, que no Verão já usam o autocarro para chegar ao Palácio da Pena e ao Castelo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar