A Igreja da Penha Longa

"Foi este mosteiro o primeiro, que a ordem de S.Jeronymo levantou em Portugal.A fabrica primitiva era excessivamente modesta e acanhada. Começaram-a no anno de 1355 frei Vasques Monteiro, da familia dos condes de Santa Cruz, e mais dois companheiros, que faziam vida de eremita juntamente com elle.
No anno de 1400 sendo confirmado pelo papa a nova ordem, deu-se começo a mais ampla fabrica, para qual concorreu el-rei D.João I com algumas esmolas, e por essa razão, sem duvida, foi o templo consagrado a Nossa Senhora da Victoria, em commemoração da gloriosa batalha d’Aljubarrota. Porém no anno de 1569, vindo o flagello da peste assolar o reino, e correndo os povos d’aquelles arredores em continuadas romarias a implorar o socorro da Virgem para a dôr e angustia, que os opprimia, apenas cessou o terrivel mal, principiaram a invocar a sagrada imagem com o nome de Nossa Senhora da Saude.
A devoção crescendo muito pelo tempo adiante, fez popular a nova invocação, acabando completamente com a antiga.
(...)
A cêrca e o mosteiro foram vendidos em 1834, logo depois da extinção das ordens religiosas. Desde então tem passado a diversos possuidores."


I. de Vilhena Barbosa
Publicado na Illustração Luso Brasileira de 9 de Abril de 1854

*"O mosteiro da Penha Longa apresenta uma estrutura ecléctica, fruto das diversas campanhas de obras de que foi objecto ao longo de quatro séculos, e a sua igreja dedicada a Nossa Senhora da Saúde é disso exemplo. Embora o programa decorativo do interior do templo seja, na sua maioria, barroco, no conjunto estrutural destaca-se a sobriedade das linhas maneiristas. Pouco profunda, a igreja apresenta uma estrutura planimétrica de raiz erudita que se desenvolve na vertical, sendo visível a inspiração na tratadística italiana."

Nota retirada do site do IPPAR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023