Quinta do Relógio
Quinta do Relógio, foto CMS
O "Diário de Notícias" de 14 /01/2010, publicou uma notícia, assinada por Luís Galrão, sobre a possivel aquisição por parte da CMS, da Quinta do Relógio em Sintra - pelo seu interesse, fazemos a sua transcrição:
«Surpresa com compra de quinta degradada»
A notícia de que a Câmara de Sintra pretende adquirir a Quinta do Relógio, uma propriedade privada situada frente è Quinta da Regaleira, foi recebida com surpresa na vila Património Mundial. "O PS votou contra por considerar que a proposta não está devidamente fundamentada, o que não quer dizer que a aquisição não se justifique no âmbito de um projecto concreto", disse ao DN a vereadora Ana Gomes.
Na reunião de ontem do executivo, a maioria social-democrata aprovou a consulta a várias instituições bancárias para a contracção de um empréstimo no valor de 26,6 milhões de euros para, entre outras aquisições, comprar a quinta e o palacete neomourisco. A câmara justifica a pretensão com "a riqueza arquitectónica e cultural" do imóvel que "reúne as condições ideais para a concretização de projectos há muito ansiados pelos munícipes".
Os proprietários pedem seis milhões e setecentos e cinquenta mil euros, valor que levanta preocupações. "É um escândalo, não há justificação nenhuma. O edifício está transformado num estaleiro há muito tempo e irá necessitar de uma prolongada e dispendiosa intervenção. E o que não falta são obras onde aplicar esses milhões, como a resolução dos problemas gritantes dos edifícios do centro histórico", avança João Cachado, professor aposentado e autor do blogue 'Sintra do Avesso'.
A intenção da autarquia também surpreendeu a Associação de Defesa do Património de Sintra, que a considerou "insólita".
Foto de 24 Fevereiro 2008, da Quinta do Relógio encontrada no blogue Para os lados de Sintra...
-post que permite ver o estado em que se encontrava naquela data a Quinta que a CMS, pretende agora adquirir.
Assunto abordado também pelo blogue "Sintra do Avesso"
Comentários
Que interesses se encondem na proposta de aquisição pela CMS da Quinta do Relógio?
abraços