Quinta do Relógio

qrelogiocms
Quinta do Relógio, foto CMS

O "Diário de Notícias" de 14 /01/2010, publicou uma notícia, assinada por Luís Galrão, sobre a possivel aquisição por parte da CMS, da Quinta do Relógio em Sintra - pelo seu interesse, fazemos a sua transcrição:

«Surpresa com compra de quinta degradada»

A notícia de que a Câmara de Sintra pretende adquirir a Quinta do Relógio, uma propriedade privada situada frente è Quinta da Regaleira, foi recebida com surpresa na vila Património Mundial. "O PS votou contra por considerar que a proposta não está devidamente fundamentada, o que não quer dizer que a aquisição não se justifique no âmbito de um projecto concreto", disse ao DN a vereadora Ana Gomes.

Na reunião de ontem do executivo, a maioria social-democrata aprovou a consulta a várias instituições bancárias para a contracção de um empréstimo no valor de 26,6 milhões de euros para, entre outras aquisições, comprar a quinta e o palacete neomourisco. A câmara justifica a pretensão com "a riqueza arquitectónica e cultural" do imóvel que "reúne as condições ideais para a concretização de projectos há muito ansiados pelos munícipes".

Os proprietários pedem seis milhões e setecentos e cinquenta mil euros, valor que levanta preocupações. "É um escândalo, não há justificação nenhuma. O edifício está transformado num estaleiro há muito tempo e irá necessitar de uma prolongada e dispendiosa intervenção. E o que não falta são obras onde aplicar esses milhões, como a resolução dos problemas gritantes dos edifícios do centro histórico", avança João Cachado, professor aposentado e autor do blogue 'Sintra do Avesso'.

A intenção da autarquia também surpreendeu a Associação de Defesa do Património de Sintra, que a considerou "insólita".


Quinta do Relógio
Foto de 24 Fevereiro 2008, da Quinta do Relógio encontrada no blogue Para os lados de Sintra...
-post que permite ver o estado em que se encontrava naquela data a Quinta que a CMS, pretende agora adquirir.

Assunto abordado também pelo blogue "Sintra do Avesso"

Comentários

Anónimo disse…
vou roubar, faço referencia
Unknown disse…
Existem há anos, sem se QUERER encontrar solução, as famosas VERGONHAS DE SINTRA.
Que interesses se encondem na proposta de aquisição pela CMS da Quinta do Relógio?
pedro macieira disse…
Pois, também, me parece estranho, que estando a Quinta do Relógio, quase esventrada com as longas "obras" que estavam por ali a acontecer, não houvesse ninguém que que interviesse de forma a acabar com aquela destruição - que agora pretendem adquirir...sendo um local com grande valor patrimonial e histórico.Havendo por Sintra há vários anos património edificado a degradar-se.
abraços

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar