Praia da Adraga (II)
Foto da Praia da Adraga em 1956, de António Passaporte ( Arquivo Fotográfico da CML)
"A Praia da Adraga, com um côncavo dourado de areia entre dois morros formidáveis. De um destaca-se uma pedra enorme caída no mar e o outro parece ser um monstro petrificado. O que aqui é mais interessante é o contraste entre as falésias cortadas a pique e a areia onde o mar banzeiro se espraia. O que aqui é admirável é a onda dum verde translúcido que se despedaça em rolos de espuma sobre as patas do monstro ante-diluviano.Do meio da praia a ilusão é perfeita. Vêem-se-lhe nitidamente a cabeça, os olhos, as ventas, o focinho aguçado, a boca enorme que mergulha na água- como se a fera sedenta tivesse descido há séculos da montanha e houvesse ficado ali a tragar o oceano para toda a eternidade."
Raul Proença -Guia de Portugal -Lisboa e arredores-Ed.1924
Piqueniques
Piquenique real na Adraga- quando da visita em 1905 a Sintra, da Rainha Alexandra de Inglaterra mulher de Eduardo VII, acompanhada pela Rainha D.Amélia (foto publicado no jornal Expresso)
Fotos de Manoel,Ana Maria José Francisca de Sousa e Holstein Beck num piquenique na Praia da Adraga em 1932. (Fotos do espólio de família-no Arquivo Fotográfico da CML)
Comentários
Lindas! (bis)
Aluga-se a praia para filmes e, proibe-se a entrada aos amantes da praia...
Está demasiado VIP a Adraga!!!
Ainda vamos ter mtas saudades dela ...
sintrense
Abraços
Este post está uma delícia de outros tempos.
Não sei se junto das falésias (monstro petrificado) não haverá sinais de proibição, porque se houver este ano a coisa muda de figura é que foi criada uma lei de quem ficar junto das mesmas "com perigo de derrocada" a multa é a doer...2.000€.
Deixo os fins de semana para a malta e vou sempre que posso nos outros dias e por estes dias irei até lá.
Um abraço e bom fim de semana