Postal de Colares

Photobucket
A Villa Costa, o chalet de José Inácio Costa

José Inácio Costa
Natural de Colares , foi criado no seio de modesta familia e, ainda jovem fixou-se em Lisboa onde aprendeu o oficío de latoeiro.Um dos proprietários da fábrica onde trabalhava, sem herdeiros ,afeiçoou-se ao moço e ,legou-lhe uma das suas industrias conserveiras, Inácio Costa soube gerir o seu património e diversificou a sua actividade, acumulando fortuna.Manteve, apesar de tudo, grande afeição à sua terra natal, tornando-se num dos maiores beneméritos da Vila de Colares, onde faleceu a 13 de Abril de 1896".(cfr ROCHA, 1997,10p.3)

O Chalet de José Inácio Costa construído em 1885 e que "constitui um exemplar arquitectónico muito interessante, com as sua janelas góticas e decoração vegetalista estilizada dos capitéis patentes nas janelas maineladas, cuja gramática recorda vagamente certo estilo revivalista.”
No "Colares" de Maria Teresa Caetano

Quase em frente à Vila Costa, duas Vivendas geminadas, Ema e Alda, mandadas construir por Inácio Costa para as sua duas netas e que hoje alojam a Farmácia e os Correios de Colares.

Photobucket
Vivendas Ema e Alda

Comentários

Carlos Santos disse…
Mais uma boa lição de história sobre o património sintrense.
Eu agradeço!
Graça Sampaio disse…
Já aqui disse, mas vou repetir: adoro chalets suiços e este, felizmente mantém-se em excelentes condições. Também gostei da lição de história. Aliás adoro história(s).

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023