Compromissos Europeus
Notícia de ontem, no jornal Público:
"Irlanda já está a negociar a ajuda externa que vai receber da UE e do FMI
16.11.2010 -
A Irlanda está já a negociar a ajuda externa que vai receber do fundo de estabilização do euro, que envolve a Comissão Europeia, o BCE a o FMI nas discussões em curso(..)"
Outras notícias:
O "Compromisso Portugal"* e o exemplo do milagre económico da Irlanda!
Página do movimento empresarial "Compromisso Portugal"
"Garret FitzGerald explica o milagre irlandês
Garret FitzGerald, ex-primeiro-ministro irlandês e considerado um dos principais responsáveis pelo chamado milagre económico daquele país, explica como foi possível transformar radicalmente a economia da Irlanda. FitzGerald, que esteve recentemente em Portugal a convite do Compromisso Portugal, afirma que o factor principal para o crescimento registado na Irlanda terá sido a atracção de investimento dos Estados Unidos através de inúmeras multinacionais. Ao mesmo tempo, o governo irlandês investiu intensivamente na Educação e conta hoje com uma das mais altas taxas de literacia do mundo. Estes dois factores, a par da preciosa ajuda da língua inglesa e da aposta nas novas tecnologias, fizeram com que a Irlanda tenha actualmente um crescimento económico inédito no contexto europeu e que ronda os 7% ao ano. Garret FitzGerald foi primeiro-ministro da Irlanda de 1981 até 1987, numa coligação do seu partido, o Fine Gael, com o Partido Trabalhista. Antes disso, foi ministro dos Negócios Estrangeiros durante quatro anos.
(...)
E como conseguiram subir os salários dos trabalhadores para um nível tão elevado?
Baixando os impostos. As empresas pagam impostos mais baixos e por isso os salários podem ser mais altos. Ao mesmo tempo, os impostos sobre o consumo também são baixos e por isso a generalidade da população beneficia de impostos baixos. Por outro lado, os ricos aumentam os seus rendimentos mais depressa.
(...)
Estamos com uma taxa de crescimento económico muito elevada, por volta dos 7%, o que é difícil de manter. Actualmente, um dos motores da nossa economia é o sector imobiliário. Estamos a construir casas a um ritmo seis ou setes vezes superior ao Reino Unido e quatro vezes superior à Alemanha. Por isso o nosso crescimento económico depende muito deste sector. O preço das casas também tem aumentado muito rapidamente.(...)"
*Explicação integral da solução para o que seria o bom exemplo para Portugal do milagre económico irlandês -aqui
*"Compromisso Portugal"(Nota explicativa)
“Compromisso Portugal”, movimento de 500 empresários e gestores (actuais) de muitas empresas públicas e privadas, surgido em 2004 e que entre muitas reformas da sociedade portuguesa defendiam/defendem?:
”Alterações à legislação laboral, no sentido de uma maior flexibilização, são apontadas como necessárias, a par de mudanças na fiscalidade e na função, que caberá sempre ao Estado, de regular mercados e zelar pela sã concorrência. Os promotores do "Compromisso Portugal" recomendam o aprofundamento da reforma da legislação laboral, propondo que as empresas possam despedir os trabalhadores contra o pagamento de uma indemnização.”
E consideravam/consideram:
"É preciso um Estado mais leve e que não asfixie a sociedade civil, mas que também seja mais forte e independente", defendeu António Carrapatoso, presidente da comissão executiva da Vodafone em Portugal."
-Durante a crise o Estado, interveio para não serem "asfixiados" dois bancos privados (BPP e BPN), devido a "insuficiências de capital" - só buraco do BPN ascendia, no final de 2009, a dois mil milhões de euros, contra os 1,6 mil milhões de euros calculados em Dezembro de 2008."(nota do blogue)
Créditos:
Mapa da Irlanda -encontrado aqui
Comentários
Ninguém consegue endireitar isto.
A Angela Merkel, também está a dar uma ajuda para enterrar ainda mais os países pequenos.
Com aquele ar de dona de casa parvinha, vai tramando os mais pequenos.
E os Irlandeses também estão com a corda na garganta, o milagre foi só conversa!