Estudo sobre a caracterização dos visitantes de Sintra

SeteaisPalaciodaPena

Foi divulgado um estudo sobre a “Caracterização do Perfil do Visitante dos Parques de Sintra”, levado a cabo durante todo o ano de 2010 pelo CESTUR – Centro de Estudos da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Estudo de que transcrevemos algumas das suas conclusões:

“O número de visitantes a Sintra tem registado uma tendência crescente constante e, de entre os 1,9 milhões de visitantes do ano de 2010, cerca de 1 milhão (967.600) visitaram as áreas geridas pela Parques de Sintra – Monte da Lua.”

“No que respeita às nacionalidades dos visitantes, registam-se 86,1% de estrangeiros e 13,9% de portugueses. Espanha é o principal mercado externo, seguindo-se a Europa Central, e outros pólos geográficos em crescimento, como o mercado da Europa do Norte e de Leste, Ásia, Estados Unidos da América e Brasil.”

“No que respeita à satisfação com a visita, 92% dos entrevistados revelam-se satisfeitos, muito satisfeitos ou extremamente satisfeitos; 19,9% regressam de certeza e 71,2% recomendarão garantidamente.”

"Outro dos resultados esclarece que 51,1% dos visitantes dos Parques de Sintra opta pelo alojamento no Concelho de Lisboa, com uma estadia média de 7,2 noites."


O "Rio das Maçãs" e os preços dos bilhetes de acesso
Tem este blogue ao longo do tempo, publicado alguns posts referindo vários aspectos da gestão do património edificado a cargo da PSML, sendo critico da politica de preços estabelecidos para as visitas aos monumentos e parques de Sintra – talvez uma das razões do número reduzido de visitantes portugueses (13,9%) em contraste com os números apresentados no estudo de visitantes estrangeiros (86,1%).

Link *O concerto inaugural do Chalet da Condessa d'Edla, na próxima sexta-feira (29/07/2011) no Parque da Pena com bilhetes a 25 Euros - preço que irá condicionar a presença de interessados naquele evento, pelo exagerado preço estabelecido pela PSML.

Post relacionados:
-As receitas do Palácio da Pena (08/05//2007) -Aqui
-O preço da cultura em Portugal (30/08/2007) -Aqui
-Palácio da Pena a galinha dos ovos de oiro da "PSML"(05/03/2008) -Aqui
-Turistas preferem Sintra(08/09/2008)-Aqui

Comentários

Zé-Viajante disse…
A mim o que me espanta é como há Turistas que VOLTAM a Sintra. Resumo: com o tratamento indigno que a CMS e a PM dá aos visitantes (estação da CP, um exemplo)não é de admirar que...Sintra, nunca mais. Sintra é o máximo, sim. Não tem é quem cuide dela.Ser Património Mundial e dormir à sombra disso, não chega.
Anónimo disse…
Não será bem assim, mas não haja dúvidas quanto ao modo como a CMS trata não só os visitantes como os habitantes.
Mas, enquanto a cor clubística falar mais alto...
E, fiquemos por aqui.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva