Comunicado da QUERCUS sobre os abates de Tílias e Plátanos em Sintra

PhotobucketComunicado: Paisagem Classificada de Sintra - QUERCUS condena novo arboricídio em curso


A Câmara Municipal de Sintra está a levar a cabo novo abate de árvores centenárias em plena Vila histórica: depois de dois plátanos localizados junto ao Palácio da Vila, foram já abatidas várias tílias de grande porte na Rua D. João de Castro, as quais haviam sido objecto de severas podas em Abril do ano passado, como já então denunciado pela QUERCUS.

O efeito regulador destas árvores no ambiente urbano, a sua contribuição para absorver os impactes da circulação rodoviária, e ainda o seu valor cénico e estético em local (ainda) classificado pela UNESCO, foram implacavelmente aniquilados, sem que aparentemente tenham sido consideradas alternativas para a conservação deste património arbóreo.

Acresce que, não obstante o direito à informação legalmente consignado, uma vez mais não se dignaram os Serviços camarários fornecer qualquer informação prévia à população sobre a intervenção prevista e o suporte técnico respectivo: estudos técnicos de diagnóstico fitossanitário e análise da estabilidade bio-mecânica das árvores que justifiquem ou recomendem as intervenções/abates de que foram alvo.

A decisão de abate de uma árvore, enquanto bem público e elemento fundamental do ambiente urbano que é, deverá ser sempre um último recurso, a ponderar de forma fundamentada e criteriosa. Neste contexto, o Núcleo de Lisboa da QUERCUS, não pode deixar de condenar quaisquer intervenções camarárias que impliquem a destruição de mais exemplares arbóreos na Vila de Sintra, salvo se imperiosas e justificadas razões fitossanitárias o recomendassem.

Não sendo conhecidas, nem tendo sido atempadamente divulgadas tais razões, foram pela QUERCUS solicitados, com carácter de urgência, diversos esclarecimentos ao Presidente da Câmara Municipal respectiva, no que concerne à intervenção em curso, bem como as razões, de índole fitossanitária ou outra, subjacentes aos abates verificados.

Entendemos que qualquer intervenção camarária no arvoredo público de Sintra deve ser tecnicamente justificada e ambientalmente sustentada. O Núcleo Regional de Lisboa da QUERCUS - A.N.C.N. deplora a atitude da Câmara Municipal de Sintra e apela à imediata suspensão dos trabalhos de abate em curso, bem como à divulgação pública das razões que o determinaram Porque o património arbóreo de Sintra é, também, Património da Humanidade!

O Núcleo Regional de Lisboa da QUERCUS - A.N.C.N. deplora a atitude da Câmara Municipal de Sintra e apela à imediata suspensão dos trabalhos de abate em curso, bem como à divulgação pública das razões que o determinaram

Porque o património arbóreo de Sintra é, também, Património da Humanidade!

Lisboa 14 de Novembro de 2011


Notas:

1 Novo Arboricídio em Sintra - Centenas de árvores podadas incorrectamente e fora de época

2 Rua D. João de Castro em Sintra, fotos de 21-04-2010 - Blog Rio das Maças

----assinatura----
Núcleo Regional de Lisboa da Quercus
Rua Engº. Ferreira Mesquita, Bloco C - 1º.

Post relacionado-Aqui

Comentários

Graça Sampaio disse…
Podem esperar sentados. Estes fulanos que nos governam em todos os poleiros são ignorantes e teimosos que nem mulas! (Sem ofensa para as mulas, coitadas, que se fartam de trabalhar...)
Anónimo disse…
Eles dizem que vão replantar...

Será como as da Est. de Chão de Meninos, R. Barão de Vasconcelos, Vila, etc. etc.?
(algumas com buracos empedrados de imediato!)
Somos todos parvos? atiram-nos areia para os olhos e nós ficamos muito satisfeitos?
As árvores adoecem como as pessoas mas, embora se esteja a acabar com o SNS, ainda não se mata logo quem adoece!
sintrense

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar