Naufrágios

Photobucket

"Em 27 de Março de 1983, cerca das 20.30 horas, naufragou no areal da Praia Grande em Almoçageme o navio de carga "ANGRA", com bandeira panamiana e 12 tripulantes a bordo, devido a uma avaria no motor.
Os Bombeiros de Cascais foram chamados para essa ocorrência cerca das 22 horas, mas verificaram no local que o navio não oferecia perigo em virtude do seu encalhe na areia e que os seus tripulantes já tinham sido salvos pelos Bombeiros de Almoçageme e Colares através de um cabo junto à proa. As operações de salvamento começaram no dia seguinte mas sem êxito pelo que, dias depois, a embarcação foi vendida em hasta pública para ser desmantelado."

*Texto e foto retirados de "Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cascais-125 anos ao Serviço da População" da autoria de Manuel Eugénio Fernandes da Silva


Outros naufrágios

Em Março de 1977, no litoral da Ericeira, outro naufrágio de um cargueiro de que não foi agora possivel encontrar mais informação, mas permitiu tirar a foto dos arquivos.
Photobucket

Em posts publicados no RiodasMaçãs, tinham já sido referidos vários acidentes no mar do litoral Sintrense , sendo o mais antigo (1786),aqui e aqui , em 1933 aqui - e o mais recente na Praia Grande(2007) aqui

Comentários

Fatyly disse…
Recordo-me de ir ver o primeiro e fazer o percurso a pé desde o Rodízio porque os autocarros ainda não iam até à Praia Grande.
No café Angra existe uma foto dele, mas o segundo ainda não estava em Portugal e desconhecia.

Como sempre gostei do que li.
Caínhas disse…
Este mundo da marinhagem tem as suas nebulosas.
É sem dúvida uma vida dura, incerta, e, insegura, tem por isso por vezes os seus grandes precalços. Noutras ocasiões paira a dúvida!
Anónimo disse…
Em 83 ainda não havia camionetas para a Praia Grande? Penso que sim.
O que uma pessoa andava desde o Rodízio até ao fim da Praia... mas sabia tão bem, sem gente, sem carros, sem barafunda.
sintrense
Graça Sampaio disse…
As coisas que eu fico a saber neste blogue! Não sabia. Nessas datas já não estava em Sintra.
Anónimo disse…
Caro Pedro

O naufrágio a que te referes, "ocorrido no litoral da Ericeira", terá a ver com o acidente ocorrido na noite de 14 para 15 de Fevereiro de 1978 com o navio tanque "Alchimist Emden".Este naufrágio deu-se junto à praia de Cambelas, no concelho de Torres Vedras. O Alchimist transportava 1600 tons de produtos quimicos e ao que consta, conseguiu-se evitar uma catástrofe ecológica. O navio ficou contudo a apodrecer no mar. Existe na NET bastante informação sobre o assunto.

Um abraço
J.brás
pedro macieira disse…
João,
Obrigado pela memória deste naufrágio, que não tive possibilidade de recuperar. Agora com as tuas informações, irei voltar ao assunto com os dados mais correctos.
Um abraço
Leão de Sintra disse…
http://reinodeklingsor.blogspot.com/2011/06/grandes-naufragios-no-cabo-da-roca.html
Fernando Dias disse…
Mas o cargueiro que encalhou na Praia Grande, Quanto tempo ali esteve?
pedro macieira disse…
Fernando Dias,
O Cargueiro Angra, foi desmantelado no areal da Praia Grande, e terá levado algum tempo até deixar a Praia -neste momento não consigo informar o tempo que o desmantelamento levou. Espero em breve dar-lhe essa informação.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar