Notas sobre o naufrágio do Alchimist Emden

Photobucket
No post Naufrágios, de 6 de Fevereiro de 2012, não tinha sido possivel acrescentar algumas notas sobre o encalhe no litoral da Ericeira, do navio de bandeira Cipriota,"Alchimist Emden" - por esse motivo voltamos hoje ao assunto.

O "Alchimist Emden" encalhou na Praia de Cambelas (Ericeira), em 15 de Fevereiro de 1978, transportava 1600 toneladas de produtos químicos e explosivos.
Um destacamento do Regimento de Engenharia de Lisboa(REL) executou, em tempo "record", a abertura de um itinerário de acesso à praia , com vista a possibilitar o trabalho de desencalhe e descarga do navio , tarefa que a não ser feita teria vindo a originar um desastre ecológico naquela zona da costa.
Foi feita a tranfega para terra do total da carga.O navio ficou a apodrecer no mar, estando a popa do "Alchimist Emden" ainda visível no local em 2009.

Photobucket
Foto de Fev.1978 na Praia de Cambelas com o navio encalhado

Comentários

Graça Sampaio disse…
À portuguesa! Nunca se faz o trabalho até ao fim! Não sabia disto. Já aí não estava nessa altura.
Gostei de saber.
Caínhas disse…
Eu fui lá ver!
Não por vontade própria, mas porque o meu sogro me pediu, e era uma pessoa que merecia tudo.
Não sabia nada desses pormenores da carga, e do desmantelamento, ou então já desapareceu do meu disco rígido.
Tinha só 31 anos era um menino.
pedro macieira disse…
Também fui ao local do encalhe - tirei algumas fotos, que só agora estes anos depois, o blogue, permitiu utilizar.
Abraços
Ricardo Jordão disse…
Só para corrigir, Cambelas fica no Concelho de Torres Vedras e situa-se bem mais perto da Praia de Santa Cruz do que da Ericeira.
De resto, foi um desastre mediático, que trouxe por seu lado, alguns avanços para a localidade, que de outra forma não seria possível em 1978, como electricidade e estradas de qualidade.
Luis Marrafa disse…
O meu pai Fernando Pereira Marrafa comprou na altura esse navio, depois de comprar o Tenorga que afundou à entrada do porto de Leixões
pedro macieira disse…
Luis Marrafa, Muito obrigado pelo seu interessante comentário.
Pedro Macieira

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar