A Sobreira dos Fetos

Photobucket

A Sobreira dos Fetos, classificada como árvore de interesse público, por despacho publicado no Diário da República II Série de 28 de Novembro de 1996. Terá cerca de 350 anos. Encontra-se junto à Quinta do Relógio, em frente à Quinta da Regaleira, sendo uma das mais antigas árvores de Sintra.

Nada como recorrer a José Alfredo Azevedo, para conhecer melhor a Sobreira dos Fetos:

“Na parte exterior do gradeamento encontra-se uma sobreira secular, conhecida por Sobreira dos Fetos, vindo tal designação do facto de, em todas as suas trancadas, surgirem inúmeros fetos vulgares, que misturam as suas folhas com as da própria árvore, à sombra da qual vivem, sugando o húmus que encontram nas rugosidades da cortiça que a reveste.

O poeta inglês Roberto Southey, numa carta que escreveu a um amigo, disse: Há, então, aqui uma árvore, tão grande e tão velha que um pintor deveria vir de Inglaterra só para a ver. Os troncos e os ramos são cobertos de fetos, formando com a folhagem escura da árvore o mais pitoresco contraste. Isto passou-se no final do século XVIII. Note-se que, naquela data distante, a sobreira já era tão grande e tão velha!

Diz-se, também, que a rainha D. Amélia, que foi, incontestavelmente, uma apaixonada por Sintra, proferia muitas vezes esta frase: Vale mais a sobreira dos fetos do que Cascais e Estoris, tudo junto, pelo que os nossos vizinhos daquelas bandas, despeitados, lhe chamavam a cabra da serra.
Se isto não é verdade, pelo menos, tem muita graça.”

José Alfredo Azevedo "Velharias de Sintra"

Comentários

Anónimo disse…
Com os zeladores que temos do património arbóreo, ainda um dia acordam a pensar que está velho e perigoso e lá vai poda...
O plátano grande por cima do ringue no Parque da Liberdade, também é classificado, hei-de ir ver se está inteiro.
sintrense
pedro macieira disse…
sintrense,
Temos que continuar atentos, pois há por aí uns "especialistas"...que não oferecem qualquer confiança.
Um abraço
Fatyly disse…
Conheço bem e este post está 5*****

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar