Olhar para Sintra

AviaoSintraoldblog.jpg

"Sintra, terra de encanto e de beleza, com picos altos de montanhas  coroadas por castelos fantásticos, a perderem-se entre as nuvens num decorativismo cenográfico;  terra de fraguedos e serranias, onde a suavidade das penumbras se concerta com a alma líquida das fontes para tocar as almas da graça mística de sonho ; terra de exótica da vegetação para dar tudo parques e jardins onde o perfume do passado se confunde com a riqueza exótica da vegetação para dar  a tudo uma aparência poética de irrealidade que faz sonhar com regiões distantes e civilizações antigas ; paisagem espiritual onde se ergue o perfil lendário do velho alcaçar lusitano e mouro, dentro de cujas salas, pátios e jardins há páginas de história esfumadas pela lenda que parecem surgir para nós do esmalte gritante dos azulejos, do lavrado gracioso dos pórticos, das pinturas desbotadas dos tetos."
Oliva Guerra/ Roteiro Lírico de Sintra/1940

Sintra turística em números

Chaleth17122011Blogue
Sintra cresce 19%
O Parque e o Palácio da Pena rivalizam em números de visitantes com o Mosteiro dos Jerónimos- em Sintra os campeões de visitantes dos equipamentos à guarda da Parque de Sintra/ Monte da Lua,  (PS-ML), a empresa de capitais públicos criada em 2000 para gerir a paisagem classificada como património mundial pela UNESCO.

Via jornal Público 25/07/2015):
"Com 445 mil entradas, o parque e o palácio são responsáveis por quase metade dos 995 mil visitantes que os sete equipamentos geridos pela Monte da Lua totalizam, valor que representa um crescimento de 19% em relação ao período homólogo de 2014.
Parque e palácio tiveram uma subida tal como o Castelo dos Mouros. que no primeiro semestre deste  por 146 mil pessoas. Os equipamentos menos concorridos sob tutela desta empresa são o Chalet da Condessa  d'Edla (nove mil) e o Convento dos Capuchos (14 mil). O Palácio Nacional de Sintra, com 230 mil entradas, cresceu, para já 12%."

Comentários

Graça Sampaio disse…
Que linda aquela primeira foto!!!

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar