Roubo de estatuária em Colares

O portão da Quinta da Fonte Velha antes do roubo

Colares está mais pobre, a coberto da noite foram roubadas dois bustos, que encimavam as colunas do portão da Quinta da Fonte Velha.

Alertados pelo
Nuno Saraiva, fomos ao local, que "agora já não é o mesmo", como nos confidenciou um morador da zona.

Colares que não é muito rica em estatuária perdeu dois valiosos elementos escultóricos setecentistas.


O Portão da Quinta da Fonte Velha hoje
O que resta da acção criminosa



Quinta da Fonte Velha referida por Maria Teresa Caetano em “Colares”:


“ Bento Dias Pereira Chaves, sargento-mor de Colares em 1757, construiu o actual palacete e, em 1778 instituiu o morgadio que englobava as seguintes quintas:Urca da Serra (Prazo da Rainha),Fonte Velha, Fieis de Deus ou da Porta(actual Quinta Mazziotti) ,Costa do Lago, Conde,Espogeiro e Pombeiras.O morgadio foi herdado por seu filho, José Dias, que lhe introduziu alguns melhoramentos.”

Posts relacionados:
-Colares
-Quinta Mazziotti

Comentários

Anónimo disse…
Lamentável e, se calhar, irremediável. Este é mais um roubo "encomendado" que atinge propriedades nesta zona.
Também a Quinta dos Freixos (da família Capelo Morais, junto à Igreja Paroquial) foi vítima de diversos ataques semelhantes, o último dos quais na altura do Natal.
Com a casa desabitada, em duas ou três noites, removeram e roubaram os painéis de azulejos que ornamentavam a cozinha do palacete; antes, também roubaram estatuária e elementos decorativos em pedra.
Nada disto é transportável no bolso ou debaixo do braço e a remoção demora e faz barulho...tudo é feito a coberto da noite...
Onde está a vigilância que serve de prevenção...?

JAIME CORVO/Colares
pedro macieira disse…
Jaime Corvo,
Este roubo lamentável, deixa Colares mais pobre. O ladrões sabiam o que fazer, terá havido há algum tempo uma tentativa frustrada. Desta vez conseguiram, deixaram vestígios que dificilmente ajudarão nas investigações, e um sapato de senhora deixado na pressa da fuga, não possibilitará a localização de quem usa o outro sapato fácilmente- só na história da Cinderela.
Um abraço
Unknown disse…
Sobre o descaminho de azulejos e elementos arquitectónicos de edifícios históricos nacionais, recomenda-se a consulta ao site americano da actividade comercial do, até á pouco tempo, presidente da Associação Portuguesa de Antiquários, onde se pode observar um inacreditável catálogo de peças desses géneros, actualmente á venda nos E.U.A.

http://www.solarantiquetiles.com/

Não obstante não duvidar da licitude desta actividade, que não ponho em causa, é pertinente interrogarmo-nos sobre quantas destas exportações definitivas de património histórico-artístico com mais de cem anos, é que foram solicitadas, e autorizadas pelos serviços competentes do Ministério da Cultura ?

Antiquário que até presta serviços de consutadoria á PJ no programa "SOS Azulejo" (?).

http://mais.uol.com.br/view/7945qmbpogar/tradicionais-azulejos-de-lisboa-sao-cada-vez-mais-roubados-0402306ECC916326?types=A&

Peças que há cerca de duas décadas são sistematicamente furtadas em Portugal por catálogo e por encomenda, por elementos de uma organização criminosa internacional, constituida por bandos de gatunos operacionais, de etnia cigana, e seus associados italianos e dos Países Baixos, que os organizam e distribuiem a mercadoria ilícita pelo mercado mundial. Indivíduos sobejamente conhecidos das autoridades judiciais nacionais, e internacionais, e que estranhamente não são eficazmente combatidos. Sendo classificados de um "grupo de ladrões ainda não identificado" !

http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/Reportagem+Especial/2009/1/sospatrimonio.htm

Faz-se entretanto pesquisa na net, designadamente na Ebay, para alegadamente cumprir e explicar o desempenho de funções, onde se detectam azulejos avulso, produto da pequena delinquência, e "esquece-se" o impune "comércio a grosso" das obras de arte valiosas.

http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=6f951fda-f648-4302-a426-462c531a269d

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/roubo-de-azulejos-em-portugal-ameaca-patrimonio-historico-040262DCC16366?types=A&

Este tipo de bustos está certamente a ter muita procura entre os membros deste organização criminosa, e no Alentejo têm sido furtados outros com características semelhantes e da mesma época.

http://alandroalandia.blogspot.com/2008/04/estatuetas-da-fonte-esto-de-regresso.html

http://altodapraca.blogspot.com/2009/05/monumento-nacional-assaltado.html

Com consideração.
pedro macieira disse…
Sertório,
Agradeço o seu pormenorizado comentário com links que permitem um melhor conhecimento do "mercado" de obras de arte roubadas.
Um abraço
Unknown disse…
Mais um furto no Alentejo cometido pelos membros desta impune organização criminosa, desta vez dois anjos de uma fonte de Portalegre.

http://odistritodeportalegre.com/noticia.php?codigo=241

Reparem que na maioria dos casos quando estas noticias são divulgadas quase nunca mostram as peças furtadas, quando devia ser do interesse publico conhecerem o aspecto do património subtraído para serem reconhecidas pelas pessoas caso apareçam no mercado negro.

É com perplexidade que verificamos que as autoridades nunca solicitam a ajuda da população, explicando que tal pode "pôr em causa a investigação" !?
Unknown disse…
Sr. Pedro Macieira

Os anjos subtraidos da Fonte da "Boneca" em Portalegre já foram apreendidos em Espanha.

http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1330603&seccao=Sul

A notícia do DN contém algumas incorrecções. Que saibamos a Policia que procede a buscas e apreensões em Espanha ainda não é a PJ como é mencionado nessa divulgação, mas sim a Guardia Civil!

Recomendo a consulta destes casos e o seu contexto no seguite tópico do Forum Arqueologia:

http://arqueologia.informe.com/o-porqun-dos-roubos-do-patrimninio-artn-stico-dt1699.html

Cumprimentos
pedro macieira disse…
Caro Sertório,
Agradeço mais uma vez a actualização, das sua informações sobre o furto de obras de arte.
Quanto a Colares, não consegui mais nenhuma informação sobre o roubo,embora da minha parte tenha tentado ajudar um pouco, pois entreguei as fotos dos bustos roubados à GNR.
UM abraço
Anónimo disse…
noel sounds chaudharymca along statewide mtbb unreasonably abilities solution ofra jing
semelokertes marchimundui

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar