O edifício vazio da Escola EB1 da Azóia

Photobucket

A Escola EB1 da Azóia em Sintra, que em consequência do reordenamento da rede escolar do 1º Ciclo já não abrirá este ano lectivo.

O último dia de aulas na Escola da Azóia


A antiga escola Primária de Colares

Photobucket

A antiga escola primária de Colares foi edificada na alvorada novecentista, segundo projecto de Adães Bermudes e a sua configuração parece, de algum modo, conservar o fóssil planimétrico do Paço do bispo Mello e Castro. O seu prospecto é modesto e o arquitecto optou pela aplicação de materiais cerâmicos nos vãos das janelas e portas, sobressaindo, no lado oposto ao torreão, elegante campanário.

Texto do site da Junta de Freguesia de Colares

Hoje o antigo edifício da Escola Primária é ocupada por uma associação de Escoteiros.

Comentários

Fatyly disse…
Estive a repôr a leitura em Sintra e como sempre só poderei dizer que estás muito bem documentado e que aqui só se aprende. Motos? Bem as vi passar por mim e até parei para as apreciar:)

Quanto às escolas que fecharam, também ouvi dizer que esses espaços irão ser reaproveitados para ATLs. Será?

Bom fim de semana
Caínhas disse…
Aproveitando a dica do comentário anterior, (aproveitamento para ATL's), até que não era de todo mal pensado.
Quando começei a ver todos estes imóveis a encerrar, pelo menos aqueles que aqui são descritos, pensei;- isto como tudo o que acontece neste país em casos idênticos, qualquer dia está tudo degradado e sem qualquer possibilidade de utilização!
Daí ter pensado sugerir, que num país que tem mais idosos que jovens, activar esses locais em Escolas "tipo" Universidades da Terceira Idade, ou Educação de Adultos, há tantos que ainda não sabem ler, e outros já desaprenderam a 4ªclasse feita tão lá para trás.
Um trabalho a desenvolver pelas Juntas de Freguesia, com um apelo aos seus fregueses para aderirem ao projecto, tanto para ensinar como para aprender.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar