O Centenário da República

Photobucket
Neste 1º centenário da implantação da República, um interessante documento editado em Abril de 1911, pela Imprensa Nacional que apresenta e regulamenta alguns dos símbolos do novo regime.

O opúsculo, publicado é consequência de um trabalho de uma comissão nomeada em 15 de Outubro de 1910, encarregada pelo governo para projectar a bandeira nacional da República Portuguesa. Esta comissão era constituida pelo oficial de Marinha Ladislau Parreira, o oficial do Exército Afonso Palla, o jornalista politico João Chagas, o militar e escritor Abel Botelho e o pintor Bordalo Pinheiro.

Reprodução parcial
Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Comentários

Anónimo disse…
Excelente qualidade. Bom blog. Estou espantado.

Pedro Passos Coelho
Anónimo disse…
:(
o genuíno? :( dahh
Caínhas disse…
Para construir este blogue o seu autor tem dedicado muito trabalho. Destruir é fácil!

Para se chegar ao 1º Centenário da implantação da República Portuguesa, este povo, sempre em crise, passou por muita coisa má, a 1ª Guerra Mundial 1914/18, em que a maioria dos nossos homens para lá destacados morreram, ou ficaram doentes, gaseados, ainda conheci alguns que queriam respirar e mal conseguiam fruto desses gazes. As perseguições políticas, a guerra colonial que também passou por mim.
Por cá passou-se mal, menos mal, alguns bem outros muito bem. Nem tudo foram dias felizes, e os que se avizinham também não nos deixam grandes expectativas!...
Anónimo disse…
A República meteu-nos na 1ª Guerra com o argumento, entre outros, que assim defenderíamos a nossa presença Além-Mar. Morreram milhares de homens.

Passados uns anos os mesmos republicanos abandonam Africa, sem mais nem menos. Tanto sangue, para quê?

Hoje a crise é, senão pior, semelhante à de 1910.

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar