O Centenário da República
Neste 1º centenário da implantação da República, um interessante documento editado em Abril de 1911, pela Imprensa Nacional que apresenta e regulamenta alguns dos símbolos do novo regime.
O opúsculo, publicado é consequência de um trabalho de uma comissão nomeada em 15 de Outubro de 1910, encarregada pelo governo para projectar a bandeira nacional da República Portuguesa. Esta comissão era constituida pelo oficial de Marinha Ladislau Parreira, o oficial do Exército Afonso Palla, o jornalista politico João Chagas, o militar e escritor Abel Botelho e o pintor Bordalo Pinheiro.
Reprodução parcial
Comentários
Pedro Passos Coelho
o genuíno? :( dahh
Para se chegar ao 1º Centenário da implantação da República Portuguesa, este povo, sempre em crise, passou por muita coisa má, a 1ª Guerra Mundial 1914/18, em que a maioria dos nossos homens para lá destacados morreram, ou ficaram doentes, gaseados, ainda conheci alguns que queriam respirar e mal conseguiam fruto desses gazes. As perseguições políticas, a guerra colonial que também passou por mim.
Por cá passou-se mal, menos mal, alguns bem outros muito bem. Nem tudo foram dias felizes, e os que se avizinham também não nos deixam grandes expectativas!...
Passados uns anos os mesmos republicanos abandonam Africa, sem mais nem menos. Tanto sangue, para quê?
Hoje a crise é, senão pior, semelhante à de 1910.