Biblioteca do Palácio de Monserrate

BibliotecaMonserratef
"A biblioteca de Monserrate é guarnecida por notáveis e preciosas antiguidades ; a porta de entrada é em antigo alto relevo italiano, feito em madeira preta; tem nas estantes mais de cinco mil volumes, onde se encontram obras em todas as líguas e de quasi todos os principais escritores antigos.
Entre as belezas que a adornam merece especial menção uma estatua equestre, em barro, que serviu de modelo à que existe em Roma representando Marco Aurélio."

Descrição encontrada em "Cintra Pinturesca ou Memoria Descriptiva da Villas de Cintra e Collares e seus Arredores" de Antonio A.R. da Cunha, edição de 1905

Comentários

Caínhas disse…
Quando vi a foto, de tão boa qualidade, sem ler o texto, quase que dá para acreditar que está lá tudo ainda.
Foi tudo vendido, depois de ter sido oferecido ao governo de então, que entendeu que nestas coisas, do património e da cultura, não se podia/devia gastar dinheiro.
Só, um dos quadros que estavam no recheio, foi vendido muitos anos depois nos EUA, mais caro que o então pedido pelo Palácio, e, tudo o que lá estava dentro.
Dylan disse…
Que elegância!
Graça Sampaio disse…
Que pena não ter continuado assim! O Palácio de Monserrate é - e sempre foi - para mim o ex-libris de Sintra, pelo seu ambiente misteriosamente belo e romântico.

Muito, muito lindo!

(Ó Caínhas, o governo de então era como o atual: educação e cultura é para esquecer - gasta-se muito!)

Beijinhos
Anónimo disse…
Esta foto é actual! Este é o aspecto da biblioteca após o restauro efectuado pela PSML.
pedro macieira disse…
Sim de facto a foto foi tirada recentemente, é o aspecto actual -só faltam os livros.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar