Era uma vez um Choupo...


Em Sintra já aprendemos, as Árvores não morrem de pé. Hoje quando o Presidente da CMS, Fernando Seara, for à janela, já lá não estará o CHOUPO, que já lá estava quando ele veio ocupar pela primeira vez, o lugar de primeiro responsável desta autarquia. É natural que nunca tenha olhado para aquela árvore, que agora autorizou que fosse abatida. Também nunca se apercebeu de outras que a sua autarquia tem abatido sem dó nem piedade...
Página do Facebook - Grupo em Defesa das Árvores de Sintra

Página criada em Fevereiro de 2011, mas que não tinha sido tornada pública -talvez mais um meio a utilizar na divulgação da forma como Sintra, trata as suas árvores.
Acesso à página do Facebook, Grupo em Defesa das árvores de Sintra- Aqui
Para publicar no FB Grupo em Defesa das Árvores de Sintra, enviar e-mail para este endereço:
defesaarvoressintra@groups.facebook.com
"A decisão de abate de uma árvore, enquanto bem público e elemento fundamental do ambiente urbano que é, deverá ser sempre um último recurso, a ponderar de forma fundamentada e criteriosa. Neste contexto, o Núcleo de Lisboa da QUERCUS, não pode deixar de condenar quaisquer intervenções camarárias que impliquem a destruição de mais exemplares arbóreos na Vila de Sintra, salvo se imperiosas e justificadas razões fitossanitárias o recomendassem."
*De um comunicado da Quercus em 14 de Novembro de 2011
http://riodasmacas.blogspot.com/2011/11/comunicado-da-quercus-sobre-os-abates.html
*Ler o que tem acontecido às Árvores de Sintra (posts relacionados)-Aqui
Comentários
sintrense
sintrense
Depois de uma petição pública, de relatos em blogues, de comunicados conjuntos, de entrevistas radiofónicas e na comunicação social, de envio de pedidos de explicações em defesa das árvores de Sintra, tanto à Câmara Municipal de Sintra e mais recentemente à Estradas de Portugal SA. de queixa à UNESCO, de apresentação de pareceres técnicos contra às práticas usadas - resta-nos ainda o Facebook, para parar o autêntico massacre a que estão a sujeitar as NOSSAS árvores.
Todos os dias vemos as consequências dos abates e das podas camarárias ou não que estão a destruir o NOSSO património arbóreo, nesta Sintra que a UNESCO classificou de Património da Humanidade.
Toda a rua está coberta de plátanos razão pela qual não se compreende
a quebra do seu alinhamento com o abate destes 2.
Será possível tornar a ter 2 àrvores no lugar onde os plátanos existiam? Ou seja em frente do nr. 7, que não é por acaso, se chama Vila dos Plátanos.
É com muita tristeza que eu agradeço qualquer informação que vierem a dar-me.
Obrigada,
http://riodasmacas.blogspot.com/2012/02/abate-de-platanos-pela-cms-pedido-de.html