Larmanjat de Sintra

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O Caminho de Ferro Larmanjat de Sintra foi uma via ferroviária em monocarril (Larmanjat) que ligava Lisboa (Portas do Rego) a Sintra, numa extensão total de 26 Km, tendo funcionado entre 1873 e 1877.

A 11 de Julho de 1871, o Duque de Saldanha obtinha licença para estabelecer um caminho de ferro entre Lisboa e Sintra.
A 2 de Julho de 1873, pelas 9 horas, foi inaugurada a linha de Sintra. Para realizar este percurso a locomotiva demorava 1 hora e 55 minutos.
A abertura ao público foi feita 3 dias depois. A linha de Sintra, com 26 Km de extensão, tinha como estações: Porta do Rego, Sete Rios, Benfica, Porcalhota (Amadora), Ponte de Carenque, Queluz, Cacém, Rio de Mouro, Ranholas e Sintra
As composições eram compostas por carruagens de 1ª e 3ª classes.Os preços eram de 550 e 400 reis respectivamente.
Os descarrilamentos constantes, as avarias sucessivas, as quedas frequentes dos passageiros e os grandes atrasos fez com que muitos voltassem a optar pelas pelas diligências, apesar destas serem bem mais morosas.
Foram infrutíferas as tentativas para cativar passageitos (mais horários e preços mais baixos), pelo que o serviço foi suspenso a 8 de Abril de 1875 . Tendo sido retomado mais tarde, sem sucesso, encerrou definitivamente, em 1877, com a falência da “Lisbon Steam Tramways Company”.
Fonte:(texto) Wikipédia

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*Imagem Wikipédia

Nota:O Larmanjat ,monocarril que levou o nome do seu inventor,o engenheiro francês J.Larmanjat,teve o seu percurso inaugural entre Raincy e Monfermeil,em França,em 1868

Comentários

Graça Sampaio disse…
Bela informação! Adoro saber estas coisas do (muito) antigamente. Por isso, o Carlos da Maia preferia ir a Sintra no seu próprio "break"...

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