Uma visita ao Largo D.Fernando II em S.Pedro de Sintra
Um aviso de abate de plátanos da CMS, levou-nos ontem ao Largo D.Fernando II em S.Pedro de Sintra. A observação feita aos plátanos naquele local, indica falta de práticas de manutenção daqueles velhos plátanos. Plátanos que tem sido vítimas de rolagens (podas camarárias), ao longo dos anos, o que os torna vulneráveis a ataques de insectos e fungos que causam podridões.
Não havia marcações no terreno, (ontem às 12h30), nem estavam indicados os plátanos que estariam para ser abatidos - no local só a presença de uma carrinha da empresa que se tem ocupado ao serviço da CMS, das intervenções (podas e abates de árvores ) que temos divulgado.
O aviso da CMS, esclarece que os plátanos a abater serão “substituídos por tílias e carvalhos” – a questão preocupante é que aquele largo é caracterizado pela existência de plátanos e outras espécies irão alterar a imagem de um local com características únicas em Sintra, em que os plátanos formam um conjunto harmonioso.
Comentários
No comunicado falam também do largo que fica do outro lado, na estrada virado para a Qta.D. Diniz, onde só há uns 4/5 plátanos.
(e, já agora, onde param os bancos de pedra que desapareceram? outra poda radical!)
sintrense
Neste local não me recordo de ver bancos de pedra referidos por "sintrense".
http://abrunheirasintra-aldeiaviva.blogspot.com/2009/09/fotos-recinto-feira.html
sintrense
Versão da Junta de Freguesia:
http://abrunheirasintra-aldeiaviva.blogspot.com/2009/07/estimada-aldea-como-alguns-amigos-de.html
http://tudodenovoaocidente.blogs.sapo.pt/2335.html