Reunião Pública em Colares dia 6 de Dezembro sobre as podas das Àrvores de Sintra, promovida pela E.P.

Photobucket
Pela sua importância transcrevemos um post publicado pelas Àrvores de Portugal na sexta-feira, 3 de Dezembro de 2010

Pelas Árvores de Sintra – Um Apelo Urgente à Participação Cívica

A Estradas de Portugal, S.A. vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre várias intervenções que pretende efectuar em árvores do concelho de Sintra, nomeadamente em exemplares situadas nas bermas das estradas EN 9-1, ER 247, EN 249 e EN 375. A sessão irá decorrer na Junta de Freguesia de Colares, no próximo dia 6 de Dezembro, pelas 18 horas.

A Árvores de Portugal agradece a informação enviada pela EP. Saudamos a realização desta sessão de esclarecimento e esperamos que, daqui por diante, este passe a ser o modo de actuação da EP, em todos os casos similares.

De igual modo, esperamos que todos os estudos sejam tornados públicos e possam ser consultados por quem o desejar, para que não restem dúvidas técnicas sobre as eventuais intervenções que seja necessário efectuar.

No entanto, não podemos deixar de lamentar que esta sessão se realize a 7 dias da data programada para o início dos trabalhos. O que nos leva a questionar sobre se alguma das questões em debate é susceptível de ser alterada ou se esta será apenas uma acção de charme junto da população, destinada a tentar prevenir reacções mais desagradáveis às acções que a EP pretende implementar no terreno.

Desta forma, na impossibilidade dos elementos da direcção da Árvores de Portugal poderem estar presentes, apelamos à participação cívica de todos os cidadãos, nomeadamente dos moradores no referido concelho.

Árvores de Portugal

Esta reunião promovida pela E.P. realiza-se no dia 6-12-2010, nas instalações da Junta de Freguesia de Colares, pelas 18 horas-sobre os trabalhos de poda e abate de árvoes que pretende realizar no Concelho de Sintra a partir de 13-12-2010.

Photobucket
Foto-montagem do resultado das podas Camarárias realizadas no início do ano em Sintra- também já esta semana tivemos o exemplo de como se tratam as árvores por estes lados.

Photobucket
Carrascal/Sintra

Comentários

Fatyly disse…
Nunca é tarde para mudar algo...mas é esquisito ser a dias do início das obras.
pedro macieira disse…
Fatyly,
Mais uma vez somos apanhados de surpresa com uma intervenção marcada para daqui a uns dias -embora desta vez haja o cuidado de fazer uma sessão de esclareciamento previa. A preocupação é enorme depois de assistir ao horrivel espectáculo das árvores no Carrascal, que foram este anos pela segunda vez amputadas.
vamos estar atentos e fazer a maior divulgação do que aqui se irá passar.
Um abraço
Caínhas disse…
O Pedro bem que reclama e dá o alarme aqui no seu blogue, mas vai ver que a comparência popular não vai ter significado. Não sendo "Velho do Restelo, nem querendo ser profeta da desgraça", tratando-se de um dia de semana às seis da tarde, só mesmo os verdadeiros amigos do ambiente, e os que são mesmo militantes vão aparecer. A essa hora ainda a maioria dos habitantes de Colares, que trabalham, vêm a caminho de casa.
A poda das árvores do Carrascal, é um verdadeiro atentado, só a segunda árvore a contar da esquerda me parece um plátano, de resto parecem-me ulmeiros, e cortados assim não me parece que tenham grandes hipóteses, para mais com duas podas no mesmo ano.
Deixo essa opinião mais técnica para quem entende mais disso que eu!...

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar