Árvores de Sintra - novos abates

Alertas chegados até nós, com notícias de novos abates e podas (rolagens) em Sintra - desta vez abates de eucaliptos ( os de maior porte), na estrada da Lagoa Azul, na zona do desvio para a barragem do Rio da Mula e mais podas tradicionais (?) de árvores no Largo do Morais em Sintra.

Fotos da estrada da Lagoa Azul, obtidas em 31 de Março de 2010:

LagoaAzulFinal2010

Nota: os abates de eucaliptos foram efectuados no limite do perímetro do Concelho de Sintra do Parque Natural Sintra Cascais.

lagoaazul201011Final

lagoaazul201010Final

lagoaazul20107Final

Largo do Morais, Sintra -Fotos de 1 de Abril de 2010 (infelizmente não é mentira)
LargoMorais20101final
Nota: a particularidade de um ramo cortado, deixado na árvore decepada...

LargoMorais20104Final

Ler e assinar a petição em defesa das árvores de Sintra-Aqui

Comentários

Fatyly disse…
Sabes que há bem pouco tempo passei na estrada da Lagoa azul, num dia de muita ventania (havia qualquer coisa de grave na estrada do autódromo) e reparei em três eucaliptos que estavam completamente tombados para a estrada e pensei logo...se esta porra cai fico esmagada. Seriam os mesmos? Não sei precisar o "local" mas era numa curva idêntica.

Quanto à poda dos plátanos e não só...UMA VERGONHA e já assinei a petição e muitos a quem pedi fizeram o mesmo.

Já agora quantas assinaturas são necessárias e como se processa depois? é enviado a quem?

Um abraço
pedro macieira disse…
Fatyly,
è natural que em zonas florestais, existam árvores que pela sua idade ou por motivo de doença caiam.Evitar danos, quando isso acontece são competências de quem gere esses espaços-neste caso o PNSC. O que aconteceu na estrada da Lagoa Azul,na zona pertente ao Concelho de Sintra, foi o abate de vários eucaliptos e pinheiros de maior porte, por razões que até agora a razão desconhece...mas que tornam a serra mais pobre.

Um abraço
Anónimo disse…
Então os eucaliptos já não são uma ameaça para o ambiente?

Em que é que ficamos?

E os plátanos?

São uma invenção do Estado Novo...

Não prestam para nada. São uma fonte de problemas e despesas...
Anónimo disse…
A formação deve ter sido boa! Porque um tronco daqueles ficar lá sem cair (em cima de ninguém) há mais de 8 dias, não é para qualquer um ...
sintrense
pedro macieira disse…
Anónimo,

Os eucaliptos assim como os plátanos, cedro tílias, etc. fazem parte do nosso sistema florestal - ainda a semana passada um eucalipto centenário plantado por D.Fernando no parque da Pena, caiu por velhice- árvore plantada por quem florestou a serra de Sintra,com as espécies mais raras e distantes de Portugal, e que a escolheu para celebrar o seu casamento com a Condessa d'Edla...

Penso que em relação aos plátanos, a explicação anterior deve ser ter sido clara para tentar explicar a importãncia da existência das árvores na nossa (Sintrense) paisagem, e o respeito que se deve ter por aquelas que ao longo de centenas de anos tem sido um benefício, não só ornamental para as vilas e cidades- portanto devem ser bem tratadas.
Abates indiscriminados,podas que amputam as árvores, são uma vergonha e demonstram alguma ausência de cultura, de quem as pratica, e não sendo ingénuo, o aproveitamento de bens públicos para negócios dever ser condenado e denunciado.
Cumprimentos
pedro macieira disse…
Sintrense,
Pois é mesmo uma questão de formação ou a falta dela.Todas as árvores naquele perímetro (Largo do Morais), incluindo as que se encontram nas propriedades privadas, sofreram amputaçõe vergonhosas.
Um abraço
Olá a todos!
Vocês merecem saber que tudo está a ser feito para acabar com esta crueldade em Sintra.. o segredo é a união das nossas forças, e nunca desistir mesmo perante o poder político presente neste caso...
Depois de muitas denuncias consegui uma resposta positiva, a qual tenho a certeza que vai chegar ao presidente da CMS.
Como é uma organização com bastante influência e poder ambiental no nosso país pode ser que toque o Dr. Fernando Seara.

fica aqui em baixo o mail da
Quercus para o P. da CMS:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Quercus Lisboa
Data: 6 de Maio de 2010 20:43
Assunto: Corte de Plátanos em Sintra
Para: presidencia@cm-sintra.pt



Exmo. Sr. Presidente da CM Sintra

Dr. Fernando Seara

Assunto: Corte de Plátanos em Sintra


A Quercus-ANCN vem por este meio manifestar a sua indignação pelo modo como foram efectuadas " podas " a centenas de plátanos na Vila de Sintra.

Os cortes nas copas e troncos das árvores foram incorrectos porque privaram as árvores de todos os ramos que estavam já cobertos de folhas (ver levantamento fotográfico, anexo a titulo meramente exemplificativo). Mesmo se houvesse uma necessidade, sempre pontual, de poda, a Primavera não é a estação do ano indicada para o fazer.

A intervenção realizada nos Plátanos evidencia uma preocupante falta de conhecimentos na área da Arboricultura. Esperavamos de uma Edilidade como a de Sintra maior profissionalismo na gestão do espaço verde de uma Vila que é Património da Humanidade.

Assim, gostariamos de oferecer a nossa colaboração para que no futuro as intervenções camarárias sejam orientadas por boas práticas.

Para já, é fundamental suster as operações em curso e promover a recuperação dos Plátanos que foram severamente mutilados.


Com os nossos melhores cumprimentos,

P´la Direcção Nacional da QUERCUS

Ana Cristina Figueiredo

----assinatura----
Núcleo Regional de Lisboa da Quercus
Rua Engº. Ferreira Mesquita, Bloco C - 1º. Dto
1070-116 Lisboa

lisboa@quercus.pt | http://lisboa.quercus.pt
----assinatura----
pedro macieira disse…
Inês Apolinário,
Agradeço a importante informação aqui deixada, esperando que a Quercus consiga a resposta que os sintrenses envolvidos neste protesto público não conseguiram.
Um abraço
Pedro Macieira
Unknown disse…
É incrível o profissionalismo das pessoas envolvidas na poda das árvores. Eu ainda vi o "homicídio" que estava a ser practicado e da forma como estava a ser practicado. Eu sou formada em jardinagem e espaços verdes mas não é preciso formação para saber que a poda não se faz na Primavera nem da maneira como foi feita.
É de lamentar. Mas tenho esperança que tais atitudes e acções não tenham continuidade.

Maria de Sintra
pedro macieira disse…
Maria Helena,
As reacções Sintrenses, ainda não são o que esperávamos. Mas o aumento do número de subscritores da petição "Em defesa das árvores de Sintra", e
a referência ao assunto publicada em vários Jornais regionais de Sintra, poderá ajudar a ir criando mais sensibilidade para olhar as árvores com mais atenção.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023