As infelizes Árvores de Sintra (IV)
De um texto de Pedro Nuno Teixeira Santos:
(...)
Ao contrário dos plátanos e das tílias de Sintra, a ignorância é uma verdadeira e perigosa infestante. Mas que tem solução e simples. Basta ter vontade de aprender. Informação, nos dias que correm, é coisa que não falta. Dá-se o caso, inclusive, da própria CMS ter organizado, no ano transacto, um ciclo de conferências denominado Coisas d’ Árvores. A apresentação do evento rezava assim:
Contribuir para que, se as árvores se pudessem ver ao espelho, gostassem da imagem reflectida e louvassem o cuidado posto na sua fisionomia, saúde e preservação é o tema para o ciclo de acções formativas que a autarquia promove, gratuitamente, no Palácio Valenças, em Sintra.
Passado um ano, e após as barbaridades que têm sido relatadas em vários blogues, permitam-me retirar a seguinte conclusão: de nada serviu o dinheiro gasto nestas conferências. Nada se aprendeu! Talvez porque, arrisco a opinar, o objectivo real nunca foi o de aprender a saber gerir o património arbóreo do concelho mas, tão-somente, criar a ilusão, entre os sintrenses, de que a manutenção das árvores ornamentais iria mudar para melhor.(...)
Ler mais -Aqui
Comentários
sintrense
19/4/2010
Sintra finalista nas 7 maravilhas naturais de Portugal
A câmara municipal de Sintra e a New 7 Wonders Portugal vão reunir esta segunda feira na câmara municipal de Sintra, pelas 16h, para definir o plano de acção no âmbito do projecto 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Será que se pode ir à reunião também ? :)
Muito agradecido.
Não faço parte de nenhum organismo ou partido.
Resido em Sintra, e tenho direito à indignação , por porem em causa a sua beleza, o seu passado e futuro.
Sintra sem o seu verde e a sua paisagem, que demorou décadas a crescer não pode ser devastado assim !
sintrense
As árvores da Av. General José Esteves Morais Sarmento (rua da Esc. Condução) já começaram a ser decapitadas. O mesmo tratamento das outras ...
Hoje, estão a continuar o massacre das tílias da R.D.João de Castro mas, as autoridades não deixam chegaram por perto...
sintrense
Se disserem que estes abates e podas indiscriminadas e generalizadas, de árvores saudáveis, não são programados a certo nível e resultam apenas da ignorância, desculpem mas não acredito!
Cumpts.
"Somos especializados em serviços na área florestal e silvicultura com o objectivo de aumentar a rentabilidade do produtor florestal, conseguindo gerar valor com sementes, pinhas, cortiça, madeira e outros produtos florestais."
Sobre a manutenção de árvores ornamentais em recintos urbanos ou outros, nem uma palavra encontrei.
As podas das tílias na Rua D.João de Castro continuaram mas menos radicais. Cortaram os troncos sem ser pela base deixando-lhe alguma da ramada que já tinha despontado.
emília reis
Obg. pelos comentários.
Abraços