Assembleia Municipal de Sintra aprova moção exigindo adiamento da intervenção da E.P.

PlátanoColares


Comunicado de Imprensa do Bloco de Esquerda sobre a intervenção da E.P. nas árvores de Sintra


A Assembleia Municipal de Sintra aprovou uma moção do Bloco de Esquerda exigindo o adiamento da intervenção nas árvores da região de Sintra, até que as Estradas de Portugal (EP) apresentem toda a documentação justificativa da mesma, incluindo o manual de normas técnicas que orientará as podas, de modo a que população, autarcas, associações ambientalistas e de defesa do património possam aceder à informação que até agora não têm.
A iniciativa foi aprovada com votos do Bloco, CDU, PS e de alguns eleitos da Coligação Mais Sintra, contando com abstenção da maior parte da direita.

MOÇÃO

A Assembleia Municipal de Sintra, reunida a 21 de Dezembro de 2010 delibera, por proposta do Bloco de Esquerda:
1. Saudar a realização da referida sessão de esclarecimento, sublinhando que, apesar de surgir com um ano de atraso (a inquietação com as árvores de Colares começou em 2009) e do défice de informação identificado, a realização de iniciativas como esta, com antecedência e divulgação prévia e atempada dos documentos relacionados com os assuntos a abordar, favorece a democracia e a transparência.
2. Exigir o adiamento da intervenção nas árvores não abrangidas pelo estudo do Professor Fabião até que a EP apresente toda a documentação relativa à mesma, incluindo o manual de normas técnicas que orientará as podas, de modo a que população, autarcas, associações ambientalistas e de defesa do património possam aceder à informação que até agora não têm.
3. Recomendar à Câmara Municipal de Sintra que, perante o défice na informação identificado, desenvolva todos os esforços para garantir a prestação, pela EP, de todos os esclarecimentos necessários.
Se aprovada, esta moção deverá ser enviada para a Câmara de Sintra, Assembleia e Junta de Freguesia de Colares, Estradas de Portugal EP, Quercus, Associação Olho Vivo, Associação Árvores de Portugal, Associação de Defesa do Património de Sintra.

Sintra, 21 de Dezembro de 2010

O Eleito e a Eleita do Bloco de Esquerda
João Silva, Helena Oliveira e Carmo

Comentários

Pedro disse…
Óptimo!!!
Lamentavelmente para algumas árvores já foi tarde de mais, mas talvez se possam ainda salvar algumas.
Fatyly disse…
aprovada...é para cumprir e será que a EP irá cumprir? a ver vamos!
Anónimo disse…
Não fizeram nada enquanto foi tempo.... agora é para tentar ficar bem na foto!
sintrense
Rosa disse…
De que serve o adiamento se as árvores já foram abatidas?
Por favor corrijam-me se eu estiver enganada, mas a imagem não pode ser mais clara!
Anónimo disse…
Nem todas foram abatidas. Infelizmente não puderam salvar todas. É bom sinal o processo ter sido interrompido. Espero que fique de emenda à EP.

Bom trabalho!
Anónimo disse…
Para informação, hoje voltaram aos cortes... e não estejam com lamentações porque elas voltam a romper, ou então, depois não se venham queixar quando houver algum acidente devido à queda de ramadas que deviam de ter sido tratadas....
pedro macieira disse…
Caro anónimo,
Infelizmente vamos ter cortes durante os próximos dois meses. Quanto ás lamentações, gostaria que visse o estado dos troncos dos dois plátanos lamentávelmente abatidos em Colares (que não voltarão a romper...) e que se houve algum acidente foi provocado pela mão do homem -um verdadeiro crime. E lamento que aceite esse facto com a maior normalidade, que aliás é uma atitude que infelizmente tem bastantes seguidores por estes lados.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023