Festa das Árvores

A Árvore do Centenário
O programa A Árvore do Centenário, comemorado no dia 21 de Março, é uma iniciativa da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, também patrocinado por uma série de entidades, cujo programa estabelecia a plantação de árvores como forma de celebrar o centenário da República que se comemora este ano.

A origem da "Festa da árvore" remonta aos primeiros anos da República, realizando-se pela primeira vez no Seixal em 1907, por iniciativa da Liga Nacional de Instrução, para a promoção dos ideais e do espírito republicano. Alargando-se posteriormente todo o país.

Também Colares teve a sua Festa da árvore, em 1913,como publicava a "Ilustração Portuguesa",desse ano em 14 de Abril de 1913.

Festa da árvoresemColares
"Como as festas das árvores, por circunstâncias imperiosas, não se pôde realizar por todas as escolas do paiz no dia 9 de Março, algumas escolas as teem vindo realizando á medida que é possivel e com o maior entusiasmo.
Animado pelo mesmo pensamento e sob o mesmo influxo educativo, professores e alunos continuam na mais edificante solidariedade a celebrar as suas festas com brilho não inferior ás que se fizeram no dia marcado para elas em todo o paiz."
Ilustração Portuguesa nº373 de 14 de Abril de 1913


Este ano infelizmente Sintra acabou de perder o centenário eucalipto "Obliqúa" do Parque da Pena, embora plantado em 10 de Junho de 1869, em pleno regime monárquico...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar