Palácio do Ramalhão II

ramalhao
Porta d'Armas do Palácio do Ramalhão (Foto em Estudos Sintrenses-Francisco Costa)

"Por morte de D.Carlota Joaquina (...) o palácio do Ramalhão, aquela linda e apetecida vivenda e de tanta predilecção da soberana, foi quasi totalmente desbaratada e o seu recheio desfeito na voragem dos leilões.
O palácio do Ramalhão, situado nas proximidades de Sintra, pode dizer-se, sem receio que, para a época era considerado como um interessante museu. Mas o conservá-lo, intacto, poderia trazer qualquer complicação ao seio da sociedade de então e fazer ruir certas ideologias da liberdade.Não sabemo se foi por isso, mas o que é certo, é que tudo foi desmantelado.
carlotaJoaquina
Carlota Joaquina de Bourbon (1775-1830)

(...)daquele ninho confortável que obrigou no seu seio a "àguia política que foi Carlota Joaquina", assim considerada, ou coisa parecida, pelos seus adversários, sairam, a seguir à sua morte todas as preciosidades, depois de inventariadas, a caminho de Lisboa, com destino ao palácio da Bemposta, para se realizar em devido tempo a respectiva almoeda. Assim começava a dispersão de tão belo e admirável conjunto artístico."

Em "Feira da Ladra" Tomo VII 1935, Hemeroteca da CML

Post relacionado: Palácio do Ramalhão

Comentários

Fatyly disse…
Um país com uma riqueza patrimonial e história e que pouco ou nada aproveitaram, aproveitam em termos de restauro nem que seja para turista ver, o que é pena.

Gostei de ler, Obrigado**
pedro macieira disse…
Fatyly,
Irei continuar em breve com este tema.
Um abraço

Mensagens populares deste blogue

Intervenção das Infraestruturas de Portugal no Parque Natural Sintra Cascais

Festas de S.Mamede de Janas 2023