Curiosidades Sintrenses - Actualização

Photobucket gatocorPmacas


Um conveniente reparo do amigo António Lourenço, permite-me fazer uma correcção na informação dada no post de ontem - Curiosidades Sintrenses, relativamente ao local onde teria sido pintado o quadro de José Malhoa "Na Praia das Maçãs"- e também à atribuição da correcta paternidade de Elisa Jesus Grego. A correcção do post de ontem possibilita também a publicação de fotos do local onde existiu o restaurante de Júlio Grego (Flôr do Mar), na Praia das Maçãs.

Pela sua importância na reposição da verdade histórica trancrevo o comentário de António Lourenço:

"Caro Pedro,

Assim à primeira vista, essas arribas parecem-me na Praia das Maçãs.
O restaurante não é o do Prego, é o do Grego, um pouco mais acima, do lado esquerdo, antes de se chegar ao Camarão, num terreno que agora está vedado com umas chapas metálicas verdes. Note que a filha do proprietário se chama Elisa de Jesus Grego. O Grego é que é o restaurante do quadro do Malhoa.
Excelente post! Delicioso comparar a foto com o quadro.
Ficamos à espera de conhecer os contornos do tal crime e de saber, afinal, onde ficam as ditas arribas.

Abraço,

António Lourenço"

gregoPMacas
As ruínas que hoje estão rodeadas de chapas metálicas verdes e que seria o local do restaurante de Júlio Grego, pai de Elisa de Jesus Grego.
MalhoaNa Prai das Maçãs
No "Domingo Ilustrado" nº113 de 13 de Março de 1927
Arribas doMar2

A foto de Elisa de Jesus Grego no restaurante onde José Malhoa pintou o quadro a óleo sobre madeira, que está no Museu do Chiado, em Lisboa.(publicada na Ilustração Portuguesa nº340 de 26 de Agosto de 1912).

Photobucket Quanto ao local do Carrasco nas Arribas do Mar, a tentativa feita hoje para identificar a sua localização, aponta que seja um local entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar, frequentado por pescadores.

*Nota : A primeira foto. é do local onde existia o restaurante do Grego, na Praia das Maçãs e que hoje é ocupado por um numeroso grupo de felizes gatos.

José Alfredo da Costa Azevedo e o restaurante de Júlio Grego:

"O semanário Correio de Sintra, de 6 de Junho de 1897, dizia que era de lamentar o facto de ser a Praia das Maçãs muito visitada e não existir um estabelecimento conveniente (o do Prego era uma taberna, embora com esplanada), onde os visitantes pudessem tomar as suas refeições e «descansarem um bocado»(...)"
Ler texto integral -aqui

Comentários

Anónimo disse…
Os descendentes destes desta Sra. de apelido Grego vivem na Aldeia Galega. Devem ter por certo mais informações sobre tudo isto.
pedro macieira disse…
Anónimo,
Agradeço informação, que irei investigar.
Um abraço
LBG disse…
Parece que chego a esta conversa com dois anos e tal de atraso...
de todo o modo, pode ser que ainda valha a pena.
Conheço mal a simpática Praia das Maçãs. Conheço melhor a obra de JMalhoa. E, contráriamente ao comummente escrito, tenho para mim que os quadros de JM alegadamente pintados na "Varanda do Grego" são-no em dois locais diferentes... Uns, talvez mais antigos, num botequim junto à praia; outros na tal "Varanda" sobre a arriba. Para explicar isto, só mostrando os "bonecos"... O que queria saber é, se entre os amigos e conhecedores da velha Praia das Maçãs, haverá alguém que saiba algo e possa ajudar a deslindar este imbróglio... Aguardarei. LBG
pedro macieira disse…
Caro LBG,
Obrigado pelo comentário. Por motivo de descontinuação da base de dados onde se encontravam algumas das as fotos publicadas no blogue -existem posts que neste momento não tem as imagens activadas - embora tenha reposto algumass em alguns post mais antigos, mas não foi possivel em todos. O caso deste sobre JMalhoa.
Assim hoje mesmo já coloquei duas das fotos que ilustravam o post, tentarei completar o mais breve possivel e dar-lhe uma resposta mais completa.
Cumprimentos

Mensagens populares deste blogue

Rui Cristino da Silva

Visita à Casa Branca nas Azenhas do Mar