Curiosidades Sintrenses - Actualização
Um conveniente reparo do amigo António Lourenço, permite-me fazer uma correcção na informação dada no post de ontem - Curiosidades Sintrenses, relativamente ao local onde teria sido pintado o quadro de José Malhoa "Na Praia das Maçãs"- e também à atribuição da correcta paternidade de Elisa Jesus Grego. A correcção do post de ontem possibilita também a publicação de fotos do local onde existiu o restaurante de Júlio Grego (Flôr do Mar), na Praia das Maçãs.
Pela sua importância na reposição da verdade histórica trancrevo o comentário de António Lourenço:
"Caro Pedro,
Assim à primeira vista, essas arribas parecem-me na Praia das Maçãs.
O restaurante não é o do Prego, é o do Grego, um pouco mais acima, do lado esquerdo, antes de se chegar ao Camarão, num terreno que agora está vedado com umas chapas metálicas verdes. Note que a filha do proprietário se chama Elisa de Jesus Grego. O Grego é que é o restaurante do quadro do Malhoa.
Excelente post! Delicioso comparar a foto com o quadro.
Ficamos à espera de conhecer os contornos do tal crime e de saber, afinal, onde ficam as ditas arribas.
Abraço,
António Lourenço"
As ruínas que hoje estão rodeadas de chapas metálicas verdes e que seria o local do restaurante de Júlio Grego, pai de Elisa de Jesus Grego.
No "Domingo Ilustrado" nº113 de 13 de Março de 1927
A foto de Elisa de Jesus Grego no restaurante onde José Malhoa pintou o quadro a óleo sobre madeira, que está no Museu do Chiado, em Lisboa.(publicada na Ilustração Portuguesa nº340 de 26 de Agosto de 1912).
Quanto ao local do Carrasco nas Arribas do Mar, a tentativa feita hoje para identificar a sua localização, aponta que seja um local entre a Praia das Maçãs e as Azenhas do Mar, frequentado por pescadores.
*Nota : A primeira foto. é do local onde existia o restaurante do Grego, na Praia das Maçãs e que hoje é ocupado por um numeroso grupo de felizes gatos.
José Alfredo da Costa Azevedo e o restaurante de Júlio Grego:
"O semanário Correio de Sintra, de 6 de Junho de 1897, dizia que era de lamentar o facto de ser a Praia das Maçãs muito visitada e não existir um estabelecimento conveniente (o do Prego era uma taberna, embora com esplanada), onde os visitantes pudessem tomar as suas refeições e «descansarem um bocado»(...)"
Ler texto integral -aqui
Comentários
Agradeço informação, que irei investigar.
Um abraço
de todo o modo, pode ser que ainda valha a pena.
Conheço mal a simpática Praia das Maçãs. Conheço melhor a obra de JMalhoa. E, contráriamente ao comummente escrito, tenho para mim que os quadros de JM alegadamente pintados na "Varanda do Grego" são-no em dois locais diferentes... Uns, talvez mais antigos, num botequim junto à praia; outros na tal "Varanda" sobre a arriba. Para explicar isto, só mostrando os "bonecos"... O que queria saber é, se entre os amigos e conhecedores da velha Praia das Maçãs, haverá alguém que saiba algo e possa ajudar a deslindar este imbróglio... Aguardarei. LBG
Obrigado pelo comentário. Por motivo de descontinuação da base de dados onde se encontravam algumas das as fotos publicadas no blogue -existem posts que neste momento não tem as imagens activadas - embora tenha reposto algumass em alguns post mais antigos, mas não foi possivel em todos. O caso deste sobre JMalhoa.
Assim hoje mesmo já coloquei duas das fotos que ilustravam o post, tentarei completar o mais breve possivel e dar-lhe uma resposta mais completa.
Cumprimentos